Com um tom brilhante e profundo de azul púrpura, há milhares de anos é admirada por sua beleza. Historicamente representava luxo e riqueza, pois era associada à realeza. Essa é a pedra semipreciosa Lápis-Lazúli, a pedra símbolo do Chile.
Descoberta no Afeganistão, esta pedra já vem sendo extraída desde os tempos dos faraós. Os mais famosos a utilizarem foram o faraó Tutancâmon, que teve sua máscara fúnebre ornamentada com algumas destas belezas, e também a rainha Cleópatra, que resolveu usá-la de uma maneira um pouco diferente: ela as transformava em pó para que pudesse aproveitá-lo como sombra para os olhos. A pedra também é aplicada na fabricação de objetos decorativos, como esculturas, e joias.
É considera a pedra patrimônio e símbolo do Chile. Uma preciosidade encontrada nos Andes, ao norte do país. Há somente uma mina, perto de Ovalle, a extração ocorre apenas nos meses de verão, pois a mina encontra-se a mais de 3.350 metros acima do nível do mar, no alto das montanhas. Encontramos uma referência à cor exuberante que está pedra possuí na bandeira chilena.
Ficou interessado em conhecer mais sobre o país? A Uni Explorer te ajuda com isso, conheça nossos roteiros para o Chile & Argentina e escolha o que mais combina com você!