Essa é uma pergunta comum que surge entre muitos dos nossos viajantes. Não apenas se tratando desse destino, mas de todos os outros que fogem ao que estamos acostumados. Então a pergunta que não quer calar: vou conhecer o Chile, o que devo levar na mala?
Antes de mais nada é importante definir o período do ano que você vai viajar. Aqui na Uni a gente faz 3 viagens ao longo do ano e para te ajudar a entender cada período e clima vamos simplificar o clima chileno pensando nas estações do ano.
1º período de viagem - maio - início do inverno
Essa é uma época fria conforme esperado para a estação. Em períodos de outono/inverno, é importante levar na mala casacos mais pesados e mudas de roupas mais fechadas para encarar as temperaturas negativas que podem se apresentar por lá.
2º período - setembro - final do inverno
Essa é a época em que mais neva por lá. Por isso, roupas revertidas com pelinhos, blusas/camisetas térmicas, meias (muitas meias), touca, manta/cachecol e luvas. As temperaturas nessa época do ano são baixas tanto durante o dia, quanto à noite. ESCOLHA ROUPAS QUENTINHAS.
Agora, uma dica um pouco mais inusitada: algodão é um dos materiais mais quentes, mas não é tão maleável e flexível (você pode acabar se sentindo ?preso? em meio a tantas camadas de roupa) então, invista em roupas feitas de ?tecidos tecnológicos? ou ?termais?, é como se vocês estivesse com uma peça de algodão, mas com muito mais liberdade de movimento.
3º período - janeiro - verão - período de férias
Um clima mais ameno, com temperaturas mais agradáveis. Pense em uma combinação de casacos e blusas/camisetas mais leves para colocar por baixo. Lembrando que touca e manta/cachecol podem ser um coringa ao anoitecer. Uma opção para quem quer trazer lembranças dessa viagem são os lenços e luvas muito bonitos que tem por lá.
Independente do período que você vai viajar, roupas e calçados confortáveis são indispensáveis para aproveitar a viagem ao máximo.
PARA TODAS AS ESTAÇÕES:
Pastinha de documentos: tenha sempre em mãos todos os seus documentos! Passaporte ou Identidade atualizados e em perfeitas condições. Eles são fundamentais em qualquer viagem.
Muda de roupa mais fechada para o frio extremo: ela será útil para a noite de passagem na Cordilheiras dos Andes.
Dinheiro e Cartão de crédito: em vários lugares ou não aceitam cartão, ou apenas as moedas correntes de cada país. Por isso, aconselhamos levar dinheiro em espécie, divididos entre as moedas dos 3 países. Cartões de crédito precisam ter a bandeira aceita internacionalmente.
Seguro viagem: apesar de não ser mais obrigatório, ele é uma garantia para qualquer imprevisto. A saúde pública no Chile, por exemplo, é cobrada para estrangeiros.
Comodidade dentro do ônibus: vale levar também uma coberta e travesseiro para garantir ainda mais conforto durante a viagem. No Chile as tomadas são de 03 pinos (em linha) é importante levar adaptador.
Mini farmácia:
Uma dica importante de viagem para quem vai conhecer um país novo é levar a sua mini farmácia, e aqui falamos de coisas bem simples mesmo: curativos, colírio, algum gel de massagem para dor muscular, um analgésico para possíveis dores de cabeça, além de algum medicamento para náuseas. Caso seja alérgico a mudanças climáticas, vale a pena levar também um antialérgico comum. Lembrando que existem remédios com restrições e para isso é indispensável que o passageiro leve o receituário médico. Tudo isso cabe tranquilamente numa nécessaire com sua escova de dentes e creme dental.
DICAS DE OURO:
1º Leve em consideração quantos dias de viagem você vai fazer, e quantas combinações de roupas você vai precisar POR DIA;
2º Tente montar combinações neutras, assim pode repetir as roupas sem parecer a mesma coisa;
3º Tenha em mente se pretende ou não lavar suas roupas. Caso essa seja sua intenção, lembre-se: menos é mais. Então não precisa carregar o guarda-roupas inteiro na mala.
É isto, me conta, o que é indispensável na sua mala?