Olá viajantes, mochileiros, curiosos e entusiastas!

Esse poderia ser mais um daqueles textos que fala sobre N curiosidades de algum destino super legal, e tudo mais. Mas hoje a gente vai falar sobre ela, que reúne a maior cadeia de montanhas do mundo. Ela que está presente em nada mais nada menos que SETE países. Ela que é um verdadeiro pedaço de perfeição da natureza, A CORDILHEIRA DOS ANDES.

Mas a pergunta que não quer calar é: como esse fenômeno se formou?

Antes de explicarmos esse processo, vale à pena repassar algumas informações sobre esse espetáculo da natureza:

1º A cordilheira faz parte da paisagem de sete países: ARGENTINA, BOLÍVIA, CHILE, COLÔMBIA. EQUADOR, PERU E VENEZUELA.

2º A Cordilheira dos Andes é classificada como a maior do mundo no quesito comprimento. Ela tem mais de 8.000 km de extensão e varia entre 200 e 700 km de largura.

3º A altura média da cordilheira é de 4.000 metros. E seu ponto mais alto chega a cerca de 6.960 metros, na montanha Aconcágua, localizada na Argentina.

Agora que já falamos sobre a imponência da Cordilheira, voltamos a nossa questão principal.

 E para isso precisamos falar sobre aproximadamente 2,6 milhões de anos no passado, no chamado Período Terciário. A origem da Cordilheira dos Andes está na movimentação de duas placas tectônicas, a placa Nazca e a placa Sul-americana. O contato entre elas gerou um desnivelamento, criando assim o conjunto de montanhas.

O clima frio predomina na região, e a temperatura pode variar de acordo com a altitude e o relevo.  Com isto, os pontos mais altos têm temperaturas negativas e a presença de neve. Apesar disso, a Cordilheira abriga uma verdadeira riqueza ecológica em uma fauna e flora vastas e diversos recursos minerais. Nas áreas de menor altitude a vegetação é rasteira, servindo de alimento para animais como as lhamas, alpacas e diversas aves.

O turismo está entre uma das atividades mais relevantes para a economia da região. A Cordilheira atrai milhares de pessoas todos os anos, desde os aventureiros que buscam picos mais altos para escalar, até aqueles mais interessados em desfrutar da gastronomia e estações de esqui. Um verdadeiro bônus da natureza são os vulcões, o Chile é um dos líderes mundiais, passando dos 90 ativos.

A Cordilheira dos Andes é tão grande que abriga diversos climas, formações, povos e etnias. Essa perfeição da natureza oferece algumas das paisagens mais sensacionais do continente sul-americano. Esse é sem dúvida um daqueles lugares para se colocar na lista “coisas que preciso fazer antes de morrer”, pode anotar aí: VISITAR A CORDILHEIRA DOS ANDES.

 

Até a próxima!