Quem passa pelos altos da serra sabe que as belas paisagens são apenas a porta de entrada deste lugar rico em história e formação cultural. Quem já teve o prazer de conhecer a Rota Romântica identifica de longe a vista que é de tirar o fôlego.

Do amante de belas paisagens, ao apaixonado por queijos, vinhos e história local a Serra Gaúcha atrai diversos tipos de públicos e apesar das diferenças todos saem de lá com uma mesma sensação: a de querer voltar. Antes de entrar em detalhes do que esse passeio proporciona, nós precisamos falar sobre uma parte da história que foi determinante para chegar aonde chegou. Para isso, não precisamos nos aprofundar muito em longos períodos, basta olharmos com atenção onde a história da tradicional Maria Fumaça começa.

A Revolução Industrial foi sem dúvidas uma verdadeira virada de chave na história, a chegada de máquinas a vapor transformou a forma como o mundo era visto. Foi em 27 de setembro de 1825, na Inglaterra, que o mundo viu pela primeira vez uma locomotiva a vapor. Atualmente restam poucos exemplares ao redor do mundo, sendo que três destas relíquias estão em Bento Gonçalves/RS.

                A Ferrovia do Vinho é sem dúvidas uma experiência única, que nos leva de volta ao passado e nos dá aquela sensação de acolhimento. O gaúcho, com sua cultura tão tradicional, esbanja a pluralidade do povo, reviver o passado nos faz refletir sobre a luta e persistência daqueles que trouxeram para cá um pouco, ou tudo, de si. Historicamente falando, a rede ferroviária da Serra chegou à região no início do século XX, e veio com a proposta de facilitar a produção do vinho e de demais produtos locais. Essa modernização proporcionou estabilidade financeira e uma base econômica sólida para os municípios da região.

Durante quase 70 anos a ferrovia foi utilizada não apenas para o transporte de produtos, mas também para o de passageiros. Os transportes de carga ocorreram até os anos 90, dando lugar em 1992 para os passeios turísticos que ganharam força e reconhecimento internacional ao longo dos anos. E agora que você já sabe como começou, podemos falar sobre o que aguarda no roteiro “PACOTE FERROVIA DO VINHO – BATE E VOLTA”.

O passeio inicia na cidade de Carlos Barbosa/RS, em uma visita a uma das maiores fábricas gaúcha reconhecida internacionalmente, a Tramontina. Atualmente a marca tem como projeto central o reflorestamento e recuperação ambiental em todo o país. Nesta visita, é possível conhecer e comprar diversos tipos de produtos. 

A rota segue em direção a outro ponto tradicional da Serra, a Fetina de Formaio, especializada na produção de queijos e vinhos. Este é um daqueles lugares que traz o amor e carinho da tradição italiana, é possível sentir em cada pedacinho ali que tudo tem um sabor único que só o artesanal nos proporciona.

                Seguindo com nosso passeio é hora de conhecermos a famosa Vinícola Garibaldi, a experiência conta com um guia que acompanha todo o trajeto. E além de conhecer a aprender sobre os tipos de uvas, é possível degustar as variedades de sucos, vinhos e espumantes. E é claro dá para dar aquele pulinho na loja e garantir o seu favorito.

Depois de uma pausa para o almoço, é hora de seguir rumo ao carro chefe desse roteiro, o passeio de Maria Fumaça. O percurso começa na cidade de Carlos Barbosa/RS com destino a Bento Gonçalves, a viagem dura aproximadamente 1h30min e conta com apresentações e diversos shows de entretenimento acompanhados da degustação de vinhos e sucos durante o trajeto.

                E para os entusiastas históricos o pacote leva ao Parque Temático Epopeia Italiana, localizado em Bento Gonçalves/RS, único em todo o Brasil destinado a contar um capítulo importante da história do país: a imigração italiana. Este ponto turístico-cultural recebe cerca de 350 mil visitantes por ano.

                Chegando ao fim, a rota leva a tradicional Vinícola Aurora, reconhecida hoje como a maior produtora de derivados da uva do país. A visita é guiada e conta com degustações de vinhos e sucos. Na loja é possível encontrar a variedade de produtos existentes nos catálogos da marca.

Esta, caro leitor, é sem dúvidas uma daquelas experiências que une todos os elementos de um bom passeio. Dos mais aventureiros aos mais tranquilos que gostam de passeios calmos não há quem resista ao encanto da Serra Gaúcha. E explorar um pedacinho da história torna tudo ainda mais interessante, não acha?

Para quem ainda tem dúvidas se o passeio vale a pena, deixo como sugestão uma olha no nosso Instagram. Lá você encontra fotos desse passeio e mais algumas dicas para aproveitar ao máximo a FERROVIA DO VINHO.

 

Até a próxima.