Machu Picchu é um sonho para muitos viajantes que desejam conhecer a cidade perdida do Império Inca, o maior da América do Sul. Só no ano de 2016, mais de um milhão de turistas passaram por lá.

Todo este sucesso trouxe consequências e a cidadela quase entrou para a lista de patrimônios ameaçados pelo turismo desenfreado da Unesco, que deu um prazo de dois anos ao governo peruano para melhorar a gestão e tomar medidas para a conservação do monumento. Com o intuito de evitar um colapso, novas regras foram implementadas em julho de 2017, e para a felicidade de todos, principalmente do governo do país, as medidas vem dando resultados positivos desde então. Saiba o que mudou na hora de visitar o mais importante sítio arqueológico do mundo.

 

Mas afinal quais são as novas regras de Machu Picchu?

  • Atualmente são 9 nove horários para visitação distribuídos entre os turnos da manhã e da tarde. É importante prestar atenção na hora de comprar seu ingresso, pois eles já vem com hora marcada e isso determina quanto tempo você poderá ficar lá dentro. Para consultar a programação basta entrar no site oficial de Machu Picchu clicando aqui.
  • A entrada na cidadela só é permitida estando acompanhado por um guia licenciado, que só poderá conduzir um grupo com no máximo 20 pessoas.
  • Cidadãos da cidade de Cusco devidamente credenciados que antes tinham a entrada gratuita aos domingos e feriados, ficaram restritos somente aos domingos.

  • Ficou proibida a entrada com alimentos e bebidas, bastões de selfie e tripés, guarda-chuvas e sombrinhas, animais, carrinhos de bebê, sapatos de salto e instrumentos musicais.

Ingressos para Machu Picchu

O acesso do número de turista também foi reduzida, por isso a dica é comprar com uma certa antecedência o seu ingresso para essa aventura que ficará pra sempre na memória. Para te ajudar a entender e escolher o bilhete ideal, preparamos uma matéria explicando tudo sobre a diferença de cada ingresso, seus horários e rotas, para acessar clique aqui.